Por que o silêncio incomoda tanto?










“Todos os problemas da humanidade decorrem da incapacidade do homem de se sentar silenciosamente em uma sala, sozinho”, disse o filósofo e matemático francês Bl
aise Pascal em meados do século XVII

Silêncio: ausência de som. Somente isso? O que é o silêncio?

Segundo a Wikipédia: Silêncio é a ausência total ou relativa de sons audíveis. Por analogia, o termo também se refere a qualquer ausência de comunicação, ainda que por meios diferentes da fala. Na análise do discurso, breves ausências de fala marcam as fronteiras das unidades prosódicas utilizadas pelos falantes.

Segundo o dicionário: silêncio:

1. estado de quem se cala ou se abstém de falar.

2. privação, voluntária ou não, de falar, de publicar, de escrever, de pronunciar qualquer palavra ou som, de manifestar os próprios pensamentos, etc.

"Quando ele começou a falar todos fizeram silêncio."

3. Por extensão:

Taciturnidade, discrição.

4. interrupção de correspondência. "só agora lhe posso escrever; perdoe o silêncio involuntário"

5. ausência ou cessação de barulho, ruído ou inquietação; calada. "findo o tumulto, fez-se silêncio nos ânimos e no ambiente"

6. qualidade do que é calmo, tranquilo; sossego, paz.

7. sigilo, mistério, segredo. "é no silêncio que ele arma as suas falcatruas"

8. interjeição. Silêncio! Com a intenção de fazer calar ou cessar alarido, ou desassossego.

 

O silêncio pode ser um excelente aliado, mas também pode ser uma arma. Ele pode acalmar, amparar, em outras pode ferir. Quando não respondemos, ficando em silêncio, o interlocutor não sabe o que está pensando, isso passa a ser uma grande vantagem, ou não...

 

Algumas pessoas sofrem de fronemofobia[1], medo de pensar. O silêncio desperta esse medo. É o gatilho, como se diz atualmente.  Pessoas que moram sozinhas, ao chegar em casa, ligam a televisão, o som, mesmo que não queiram assistir a programa nem ouvir músicas. Essa é a forma que encontram para não se sentirem sozinhas e em silêncio.

 

Já foi chamado oração dos sábios.

 

Homens costumam utilizar bem o silêncio, alguns consideram um comportamento padrão do cérebro masculino. Em muitos casos eles não sabem o que dizer, o que responder, por isso ficam quietos. Mulheres tendem a procurar respostas em voz alta.

 

Use o silêncio a seu favor, não se apresse a responder a perguntas. Às vezes, seu primeiro pensamento é o seu pior pensamento. É aquele sim que falamos sem prestar a atenção e quando percebemos já nos comprometemos com algo que nos prejudicará de alguma maneira.

 

A utilização correta do silêncio pode auxiliar as pessoas a viverem melhor, evitarem confrontos, dar o tempo necessário para reflexão e a procura de uma resposta mais adequada. Ele pode ser a solução para muitos problemas. Quando você fala menos, você pensa mais e evita encrencas.  A primeira reação ao problema é a pior reação.

 

O silêncio pode ser a sua proteção, quando está sendo atacado, ao ficar quieto deixa de oferecer munição para o opositor.

 

E para completar, algumas dicas para cultivar o silêncio e utiliza-lo a seu favor:

 

1. Aprenda a ouvir o silêncio.

2. Preste atenção nos seus sons interiores.

3. Respire conscientemente e com tranquilidade.

4. Use fone de ouvidos, desligados.

5. Não tenha medo do silêncio, tenha-o como aliado.

6.  Aprenda a escutar os sons a sua volta;

7. Coma em silêncio, ouvindo os sons dos alimentos ao serem mastigados e engolidos.

 

Mesmo que não pratique a meditação, ainda, reserve cinco minutos para ficar quieto, em silêncio. Dê esse momento de paz para você. No começo é estranho, depois perceberá o quanto é prazeroso.



[1] https://www.atlasdasaude.pt/lista-de-fobias

Comentários

Postagens mais visitadas