Envelhecer bem – reserva de emergência

 



O que é reserva de emergência? É uma quantia de dinheiro reservada para qualquer categoria de emergência, tais como desemprego, doença, troca de eletrodoméstico quebrado inesperadamente e outros.

 

Qual o valor a ser reservado? O equivalente a seis meses do seu custo de vida básico. Ou seja, é básico do seu gasto mensal em alimentação, moradia, transporte, compromissos mensais como água, luz, telefone, ‘internet’ e educação multiplicado por seis. Por exemplo: vamos supor que gaste nesses itens indispensáveis por volta de R$ 5.000,00 no mês, a reserva deverá ser de R$ 30.000,00.

 

Onde deixar? Preferencialmente em um título de liquidez diária e com rendimentos acima da inflação, o que exclui a poupança que não tem liquidez, ou seja, caso precise antes de completar um mês, perderá os rendimentos do mês inteiro e pior, a poupança tem rendimentos inferiores da inflação.

Pode ser um CDB[1] de liquidez diária de no mínimo 100% do CDI[2]. Ou no Tesouro Direto[3] sendo títulos do governo brasileiro, o mais seguro que existe. O ideal é no Tesouro Selic.

O importante é que esse dinheiro esteja em um local de fácil acesso, que possa ser retirado rapidamente e não perca os rendimentos.

 

Reserva de emergência é um investimento? Depende. Não é investimento no sentido de procurar maiores rendimentos e alavancagens. É um investimento na sua vida, para poder dormir sossegado, sem sustos e sem precisar recorrer a cartão de crédito e/ou cheque especial nos apuros. Ao invés de pagar juros, terá recebido juros.  

 

Como construir a sua reserva de emergência? Quando receber seus pagamentos, proventos, benefícios, a primeira coisa é separar o valor a ser guardado. Se pensar no que sobrar para guardar, nunca terá uma reserva, pois dificilmente sobra. Mas se retirar antecipadamente, com certeza conseguirá se virar com o que sobra. Transfira o valor que você quer investir da sua conta bancária para sua conta na instituição em que se cadastrou no Tesouro Direto.

 

Como investir no Tesouro Direto? Faça um cadastro em uma corretora de sua preferência, a maioria não cobra nada, preste atenção nisso, no site do Tesouro tem a listagem[4].

Evite o banco que você tem conta, lembre-se que os bancos ganham em cima de você e o como não podem cobrar taxa de administração do Tesouro, vão tentar empurrar outros investimentos lucrativos para eles e não para você.

Corretoras que tenho conta e posso indicar: Modal, BTG-pactual, Órama e outras.

 

Os bancos digitais com conta remunerada a partir de 100% do CDI: Nubank, Sofisa, BTG-pactual, Mercado Pago, C6Bank. Uso o Nubank e BTG-pactual.

Imagem: Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/moedas-em-madeira-marrom-210600/

[1]  CDB - Certificados de Depósito Bancário

[2] CDI é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, nome dado aos empréstimos que os bancos fazem entre si diariamente. O CDI serve como referência para diversos investimentos no mercado financeiro, em especial na renda fixa, com a rentabilidade de diversos títulos atrelada ao CDI.

Comentários

Postagens mais visitadas