Espelho, espelho meu, como desapegar?

 




Quebrei meu espelho, mas foi sem querer...

 

Meu espelho quebrou ontem por descuido meu, me senti muito mal. Fiquei parada olhando-lhe com aquela trinca enorme que o dividiu em dois com aquele olhar de “não acredito”, podemos retroceder no tempo um pouquinho para poder ter mais cuidado?

 

Não era para ele ter se quebrado. Vamos aos fatos; nesses últimos dias estou sendo acometida por uma tosse seca irritante que se agrava a noite. O que tem a ver com a quebra do espelho? Calma... Pois, bem comecei a pensar de onde provinha a tosse, qual era o motivo, o que a desencadeava. Fui eliminando, eliminando até que cheguei em uma tosse alérgica provocada pela fumaça de cigarro de um vizinho no prédio em que moro.

Esse vizinho(a) deve fumar na janela e a fumaça entra no meu apartamento, se espalhando e deixando o ambiente fedorento. A noite fica pior, ou talvez, sinta mais por minha cama ficar sob a janela.

Foi então que tive a brilhante ideia de mudar minha cama de lugar. Peguei a fita métrica e comecei a medir para ver se ela cabia em outra posição; fica apertada, mas cabe.

Olhei para o espelho, que fica ao lado da cama... nesse momento começa a desenrolar o acidente. Por que olhei para ele? Deveria tê-lo deixado quietinho naquela parede!

Um espelho ótimo, pesado, nítido, com qualidade superior, sem distorções. Qualidades difíceis de encontrar em um espelho atualmente, a maioria é feita de acrílico, ou papel adesivo espelhado. Ganhei da minha irmã que trabalha com vidros e cristais, há um bom tempo. Acompanha-me há anos.

Bem, testei se ficaria adequado na outra parede e experimentei, segurando, minha mão falhou e ele caiu com a ponta no chão, não deu tempo nem de respirar. Foi, já era, acabou.

Ele está lá até agora, não consigo me separar dele, como viverei daqui para a frente sem a sua companhia. Estou vivendo o luto. Olho e penso, será que dá para aproveitar? Será que poderia ser cortado, afinal, se dividiu em dois, meio torto, se passar um cortador de vidro ele sobrevive? Se amputar esse pedaço estilhaçado, poderia ter vida útil? Mas será que ao tentar cortá-lo ele não perecerá na mesa?

Espelho, espelho meu, diga-me o que posso fazer? Desapego de vez e descarto-o, ou tento salvar uma parte de você?

Nessa noite passada não consegui dormir direito. O espelho ficava ao lado da minha cama, refletia meu corpo dormindo, a bagunça da cama. Quando acordava e sentava na cama, olhava minha imagem, minha pele amassada, meu cabelo bagunçado. Penteava meu cabelo com os dedos. Passava um creme o tendo como testemunha. Não era apenas um espelho, era o companheiro silencioso que refletia a minha imagem, mostrando qual o estado da minha alma. Olhos fundos, sorriso amarelo, olhar cansado, olhos animados, me achando bonita.

Era o parceiro das noites insones, quando levantava para ir ao banheiro, estava a me observar, no escuro, tentando absorver o que poderia ser demonstrado. Quantas vezes sentei na beira da cama olhando para ele...

Penso na Larissa que fazia estrepolias na cama olhando para o espelho desde bebê. Ultimamente dançava e cantava para o espelho em cima da cama. Se fantasiava, colocava todos meus colares para mostrar para o espelho.

Era a bailarina, a Cinderela, a Frozen e tantos outros personagens. Como será que a Larissa reagirá ao constatar a ausência do seu parceiro de imaginação?

O espelho presenciou tantos momentos; tanto bons quanto tristes. Presenciou noites calientes, com corpos entrelaçados, suados, em movimento frenético. Observou calado noites febris, com dores e tosses. Foi leitor por tabela de tantos livros lidos a noite na cama. Escutou tantas conversas, papos longos e infindáveis.

Ahhh e serviu de conselheiro silencioso; quantas trocas de roupas, de maquiagem de acessórios? Quantos fios de sobrancelhas arrancadas, quando cabelos escovados... A tudo assistia e aconselhava, mostrando o que poderia ficar melhor.

Sou muito grata a tudo que o espelho me proporcionou ao longo dos anos, é hora de despedidas. Mas não é fácil.

 

 

 Imagem: Foto de Thiago Matos : https://www.pexels.com/pt-br/foto/fragmentos-de-espelho-na-superficie-cinza-com-o-reflexo-do-braco-de-uma-pessoa-3022456/

Comentários

Postagens mais visitadas