Porque leio e escrevo no Medium

 foto minha.


 Eu gosto de ler o Medium. Geralmente são leituras curtas, rápidas. Texto interessantes. Vários textos são muito bons.

Claro que tem muita coisa “caça clique”. Muitos autores usam as carimbadas listas:

10 coisas para...

20 itens para...

20 peças que....

10 coisas para fazer de manhã, à tarde, à noite, para ganhar dinheiro, para ficar rico, para emagrecer, para envelhecer bem e assim por diante.

A bem da verdade, a maioria dos textos são do tipo de autoajuda, mais batidos que prego na parede...  Mas existem pérolas, muitas pérolas e por essas vale a pena continuar lendo.

Eu associei como membro para poder ler os artigos inteiros e ter acesso a todos textos. Continuarei assinando no próximo ano? Não sei, talvez continue. Preciso avaliar o custo benefício, ao longo desse ano vou analisando a permanência.

Ahhhh o Medium é em inglês? Sim, mas já li artigos escritos em português também. Mas eu leio tranquilamente com a ajuda do Google Tradutor. Algumas expressões regionais escapam, no entanto, a tradução é excelente, não vejo problema nenhum. O Google Tradutor melhorou muito nos últimos anos e não vou me privar de ler alguma coisa que me interessa se tenho esse recurso!

Não vou deixar de ler algo em chinês, por exemplo, porque não sei a língua, o Google me ajuda e eu consigo.

Sou uma pesquisadora e não posso restringir minhas leituras, minhas pesquisas porque não domino a língua. Foi-se o tempo. A Internet está aí para ajudar, por que não usaria? Por preconceito? Por arrogância? Já imaginou se eu tivesse que me restringir a textos por causa da língua na minha dissertação de mestrado? Ela ia ficar bem pobre, restrita. Para elabora-la utilizei textos em inglês, espanhol, chinês, e até em árabe, graças a Internet, Google Academic, Sciello e outras Universidades que disponibilizam trabalhos de pesquisas acadêmicos e ao Google tradutor.

Mas, por que escrevo para o Medium?

Bem, porque eu gosto de escrever e escrever em um local que eu gosto, no qual leio coisas que me agradam, e o espaço se adequa a mim, por que não escrever?

A verdade é que me obrigo a escrever mais amiúde. Tem pessoas muito boas que escrevem, que dão dicas excelentes, que são generosos, ajudam e motivam outras pessoas e é inspirado por essas pessoas que me sinto motivada a escrever.

Alguém vai ler os meus escritos? Não sei... Provavelmente não, os americanos não tem o costume de utilizar os tradutores online disponíveis. Eu penso que se eu posso ler em inglês com a ajuda do tradutor, acredito que o inverso é verdadeiro.

Como a maioria dos textos são escritos em inglês, acredito que eles não têm interesse? Não sei...

O que sei é que estou escrevendo e vou continuar escrevendo. Simples. 

Comentários

Postagens mais visitadas