Intolerância à lactose


Descobri depois dos cinquenta anos que tenho intolerância à lactose! Graças a uma nutricionista e amiga que me explicou. Pior, descobri que o corpo humano não produz uma enzima, ou produz em pouquíssima quantidade, lactase, que quebra a lactose do leite.

A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados. É um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose[1].

A enzima, a lactase, é responsável por quebrar a lactose em glicose para ser absorvida pelo intestino delgado e quando não ocorre esse processo, alguns sintomas como diarreia, flatulência, dores de barriga e inchaço no abdômen aparecem. Ou seja, a principal característica dessa patologia é quando a lactase é pouco produzida ou não está presente no nosso organismo.

Ou seja, aquele incomodo que sentia toda manhã, depois de tomar café com leite era por causa da intolerância à lactose. Uma sensação de estufamento, o inchaço, a dor de barriga, com gases e diarreia era consequência do leite e seus derivados. Foi só tirar para ter certeza, não sinto mais nada. E se tomo, vou sentir.

A intensidade dos sintomas dependerá da quantidad
e de lactose ingerida e da quantidade de lactose que seu organismo tolera. Algumas pessoas são mais tolerantes do que outras.

Comecei a consumir alimentos sem lactose, mas uma outra amiga me explicou que não tem como tirar a lactose do leite e seus derivados, a indústria alimentícia adiciona a lactase nos produtos, a enzima é adicionada artificialmente.

E quando descobri comecei a pesquisar mais sobre o assunto e descobri que existe a suplementação com a enzima, mas deve ser feita com acompanhamento médico pois caso a dose da suplementação seja administrada de forma equivocada, o paciente corre o risco, principalmente, de seguir com os sintomas incômodos da intolerância à lactose. Quando o ajuste demora para ser feito ou não ocorre, o risco será maior: seguir com o problema no longo prazo.

Ou seja, estava tomando leite com suplementação de lactase sem nenhum acompanhamento médico, a indústria alimentícia sequer explica a necessidade disso... e meus sintomas continuavam, não adiantava tomar os tais “leites sem lactose”, o mal estar continuava.

A Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde orienta: “A intolerância à lactose não é uma doença. É uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e medicamentos. Alimentos proibidos:

- Leite de vaca, queijos, manteiga, requeijão e demais derivados de leite;

- Preparações à base de leite (bolos, pudins, cremes, entre outros);

- Bolachas e biscoitos que possuem leite em sua composição[2]”.

Interessante é que as propagandas que assisti a vida inteira falavam que o leite de vaca era um excelente alimento, que todos deviam ingerir leite e derivados, que leite tem cálcio e etc e tal, mas não lembro de alertarem sobre as consequências adversas da deficiência da lactase, super comum no ser humano.

Dados interessantes da minha singela pesquisa:

 

O leite mais parecido com o do ser humano: Investigações das antropólogas Katie Hinde e Lauren Milligan descobriram semelhanças na composição do leite humano e no leite das zebras. A explicação: os humanos requererem um leite mais diluído devido a um processo de desenvolvimento lento e as zebras precisam de muita água por se encontrarem num meio ambiente quente e seco. Assim sendo, apresentam basicamente a mesma composição, mas com objetivos distintos.

 

Adultos, em geral, não produzem lactase: Vale notar que, a lactase não está presente em adultos - as vacas adultas não têm lactase ativa, nem cães ou gatos, por exemplo.

 

O leite de égua é usado no tratamento de doenças metabólicas e alérgicas, tuberculose, úlcera, aftas, e pode substituir o leite humano para bebês prematuros.

 

Um copo de leite de baleia tem mais do que o dobro de gordura que um Big Mac e quase o dobro de calorias.

 

O leite que tem mais proteína é o da rata, e aí, encara ou corre?

 

Componentes indesejáveis no leite O leite e os produtos lácteos são alimentos

perecíveis. Segue uma lista parcial das substâncias indesejáveis mais comuns encontradas no leite:

• Adição de água;

• Detergentes e desinfetantes;

• Antibióticos;

• Pesticidas ou inseticidas;

• Bactérias

 

 

Descubra o que tem em um copo (200 ml) de leite de alguns mamíferos[3];[4].

 

ANIMAL

PROTEINAS

MINERAIS

GORDURA

CALORIAS

Urso-polar

20,4g

2,4g

62g

770 kcal

Égua

4,2g

1g

3,2g

96 kcal

Rata

22,6g

3g

29,6

268 kcal

Elefanta

8,4g

1,4g

30,2

242 kcal

Gata

20,2 g

1g

14,2g

318 kcal

Mulher

2g

0,4g

12,4g

137,4 kcal

Baleia

27,2g

3,2g

69,6

852 kcal

Búfala

7,5g

1,6g

13,8g

196 kcal

Vaca

6,8g

1,4g

6,8g

122 kcal

 

Concluindo: O leite de vaca é excelente, sim, excelente para o bezerro.



[1]Wikipedia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lactose#:~:text=A%20lactose%20%C3%A9%20o%20a%C3%A7%C3%BAcar,a%20glicose%20e%20a%20galactose.

[2] Biblioteca Virtual – Ministério da Saúde. http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2199-intolerancia-a-lactose

[3] Superinteressante. https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-as-diferencas-entre-os-leites-dos-animais/

[4] http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/4383/material/19_composicao_do_leite_e_seu_valor_nutricional.pdf


Comentários

Postagens mais visitadas